HERPES ZOSTER

Herpes-zoster é uma doença causada pela reativação do vírus varicela-zoster nos nervos cranianos e nos gânglios das raízes espinhas dorsais. Esse vírus é o causador da catapora. A doença, também conhecida como cobreiro, caracteriza-se por provocar o surgimento de lesões dolorosas na pele e pode surgir após décadas do caso de catapora, sendo comum que a doença ocorra principalmente após os 55 anos.

Importante: Vale salientar que quando a reativação do vírus varicela-zoster ocorre no nível do gânglio geniculado do nervo facial há paralisia facial periférica e lesões no pavilhão auricular.

Quando uma pessoa adquire o vírus varicela-zoster, ela desenvolve uma infecção primária, conhecida como catapora ou varicela. Apesar de a doença se curar no indivíduo, o vírus não é eliminado do organismo, permanecendo de forma latente no sistema nervoso.

Além da idade, são considerados fatores de risco o sexo feminino e a raça negra.

O Ministério da Saúde salienta que alguns pacientes desenvolvem herpes-zoster após terem contato com doentes de catapora e com zoster. Ainda de acordo com o ministério é possível que uma criança adquira varicela por meio do contato com pessoa com herpes-zoster.

O herpes-zoster provoca o desenvolvimento de lesões na pele com intensa dor, podendo se manifestar em forma de pontadas ou de queimação. As lesões são pequenas bolhas que se apresentam cheias de líquido e área avermelhada. As lesões surgem em um dos lados do corpo, em indivíduos imunodeprimidos as lesões podem ser disseminadas.

Após um período que varia de duas a quatro semanas, as vesículas desaparecem, entretanto, a dor pode permanecer por meses e até mesmo anos. Esse quadro pode levar a depressão.

Além do surgimento de lesões, pode apresentar sintomas como dores nos nervos, coceira e ardor local, febre, dor de cabeça, mal-estar e sensação de formigamento e adormecimento.

Ø  Complicações

Varicela hemorrágica ou disseminada em pessoas que possuem sistema imunológico comprometido;

Neuralgia pós-herpética, uma dor que permanece mesmo após a cura das lesões de pele;

Ataxia cerebelar aguda, um problema que pode comprometer a coordenação do indivíduo;

Infecções bacterianas secundárias na pele, as quais podem levar a problemas como artrite, endocardite, meningite e pneumonia e infecções no cérebro.

Complicações oftalmológicas, como necrose aguda da retina e conjuntivite.

Ø  Diagnóstico do herpes-zoster

O diagnóstico é feito por meio da análise dos sintomas.

Ø  Tratamento do herpes-zoster

De acordo com o desenvolvimento da patologia é interessante desenvolver uma alimentação que possa ter uma ação antioxidante e fortalecer o sistema imune gerando oxigênio a nível celular.

O nutracêutico Calzimetil é muito interessante pois vai fazer tudo isso, fortalecer o sistema imune, é antioxidante e vai tornar o sangue mais fino e alcalino.

Vai baixar a glicemia, o colesterol e a pressão sanguínea.

Através do tecido conjuntivo vai fortalecer a matriz da pele, torná-la mais jovem e saudável.

É indicada a ingestão de água magnetizada e ionizada, mais leve, alcalina, livre de vírus e de bactérias. Ela limpa e hidrata as células. Servindo também para limpar a pele.

Pessoas que possuem risco de agravamento deverão receber medicamento antiviral.

O Calzimetil forma a primeira linha no tratamento das desordens da pele, com baixo custo.

Paulo Bertaia

Paulo Bertaia

Diretor da Calzimetil

O QUE VOCÊ PROCURA?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SAÚDE E BEM-ESTAR

O Calzimetil vêm se constituindo a primeira linha no tratamento das desordens osteo articulares no Brasil, com baixo custo, surpreendendo a cada dia tanto os médicos como os clientes.

Siga nossas Redes Sociais

Posts Recentes

Visite nosso Youtube

Calzimetil